Parece uma sina, toda vez que você está extremamente ocupado, aparece alguém lhe pedindo um favor, pode ser no trabalho, em casa, no convívio com os amigos. E como dizia a música, “até” na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê…

Nossa até nas férias tem gente que pede favor! Sabe qual é o grande problema disto? Tudo!
Você deixa de fazer as suas tarefas e acumula mais uma, pelo simples fato de não saber dizer não. Você pode até pensar:
– Claro, que eu sei dizer não!

Será que sabe mesmo? Sabe aquele colega de trabalho que vive no aperto, não conclui as atividades durante o horário de expediente, e bem no final da tarde quando você está se preparando para ir pro tão sonhado lar, diz:
– Sabe o que é, é que eu… sabe…, tô enrolado e você bem que poderia ficar só mais um pouquinho (algumas horas), para me auxiliar neste trabalho?

E o que é pior sempre promete que será a última vez, e você sem jeito e furioso por dentro, diz:
– Claro que sim, mas só um pouquinho mesmo, viu! E Este pouquinho virou um “poucão”, que insiste em te atormentar todo final de tarde!

Epa! Não estou dizendo que você não deve auxiliar as pessoas, deixar de participar de reuniões, de agendar compromissos, de ir a eventos, muito pelo contrário você deve, mas não a todos, a toda hora e a todo instante.

O dia só tem 24 horas e se você for atender a todas as solicitações, não sobrará nem uma fração de segundos pra você. Fora que cá entre nós, tem gente que deita rola em cima do Senhor!

Aqui vão algumas dicas:
– Defina prioridades e comece dizendo não a um, ou outro compromisso. Antes de aceitar reflita, isto vai me agregar valor? Vai satisfazer alguma das minhas necessidades? Eu preciso realmente fazer isto? Por quê?
– Favores são necessários e todo mundo precisa de alguém uma hora ou outra, mas não todos os dias. Perceba o que está abusivo e simplesmente corte!
Lembre – se você é um só e não pode fazer tudo, tenha foco.
Acredite o primeiro NÃO é uma sai justa, mas todo saia justa laceia e depois fica confortável de usar.

 

Por Vanessa Aleixo 

Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, formada em Pedagogia e Gestão de Recursos Humanos, com pós – graduação em Psicologia Organizacional e Administração de Recursos Humanos. Sócia da empresa RH PLAY Consultoria e Treinamento, atua com DHO, desenvolvendo soluções corporativas voltadas para o crescimento e evolução humana.

Simplesmente Não!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *